O Aqui-e-agora Na Gestalt-terapia: Um Diálogo Com A Sociologia Da Contemporaneidade

bertnielson629

Com isso, objetivamos um aprofundamento teórico sobre o conceito do aqui-e-agora, discutindo os limites e as possibilidades de manter-se a consciência focada no tempo presente, diante dos conhecimentos produzidos pela Sociologia – Norbert Elias, Anthony Giddens e Zygmunt Bauman -, que tem se preocupado com o modus vivendi que se caracterizou a partir da Era Moderna. Alguns autores da Gestalt-terapia têm se preocupado com os desafios da prática clínica, tomando como base o conceito do aqui-e-agora (Carmo, 2004; Costa, 2004 e Granzotto & Granzotto, 2004). No entanto, há uma carência de estudos que tratem do problema sob o ponto de vista da relação deste conceito com os estudos sociológicos das novas configurações do homem moderno e suas relações com o tempo. Discussões como essa servem para fornecer elementos teórico-conceituais para investigações dentro da abordagem gestáltica, bem como para fomentar discussões acerca de posicionamentos clínicos. Proceder a uma investigação, tomando análises sociológicas para compreender fatos psicológicos, permite aprofundar o entendimento do humano, que nunca é esgotado em um único campo do saber.

Toda a nossa experiência de vida baseia-se na suposição de que podemos dividir o tempo em passado, presente e futuro. Ao pensarmos sobre o tempo, vemos três zonas. If you have any questions concerning where and the best ways to utilize previsão O Do Tempo, you can call us at the webpage. O problema é que Albert Einstein afirmou: “Para nós, físicos presunçosos, passado, presente e futuro são apenas ilusões”. Da mesma forma, o futuro é feito de acontecimentos que não existem, ninguém tem condições de saber sobre ele. E que ele passa sem parar, como um rio que converte o futuro em passado ao correr pelo presente, que não passa de um instante infinitesalmente curto. A fronteira entre o passado e o futuro é o presente, uma divisão móvel. E nada pode modificar essas imagens. Que será que ele queria dizer com isso? O que resta deles são as imagens que guardamos em nossa memória. Segundo a crença geral, o passado é composto de eventos que já aconteceram e que não existem mais.

Este comando elimina totalmente o seu commit, e retorna para o commit do hash que você está referenciando. Sendo assim, temos duas metodologias de fluxo de trabalho que podemos seguir para executarmos nossas alterações devidamente. Quando estamos desenvolvendo aplicações em times e precisamos realizar modificações em códigos, adicionar novas funcionalidades ou corrigir bugs, utilizamos as branches do Git para trabalhar. No comando iremos referenciar o segundo commit. São elas o Merge e o Rebase. Ao finalizamos as alterações, precisamos mover essas alterações para a branch principal (master) para que nossas funcionalidades sejam aplicadas ao projeto. Após o git reset –hard podemos notar que os commits posteriores ao referenciado deixam de existir. Tudo depois dele será eliminado. Log antes do git reset. É importante lembrar que quando fazemos alguma alteração do tipo, essas alterações são feitas no repositório local, quando se trata de repositórios remotos alguns problemas podem surgir, como conflito de informações entre arquivos por exemplo.

Tomando um manual de psicopatologia, vemos que o não-compartilhamento social das orientações de tempo e espaço é considerado como uma “alteração da orientação” e, portanto, indício de alguma enfermidade psíquica (Paim, 1982). A orientação temporal indica se o sujeito sabe em que momento cronológico está vivendo, a hora do dia, se é de manhã ou de tarde, qual o dia do mês e do ano. Viver neste mundo é estar em uma relação de controle do tempo. Eis o caráter coercitivo do tempo. Ainda de acordo com o autor, a semiotécnica da orientação temporal consiste das seguintes perguntas que começam do “mais fácil” para o “mais difícil”: “Que dia é hoje?”; “Qual o dia da semana?”; “Em que mês estamos?”; “Qual a época do ano?”; “Aproximadamente que horas são agora?”. Dalgalarrondo (2008) diz que a orientação temporal é a mais fácil e mais rapidamente prejudicada pelos transtornos mentais e distúrbios neuropsicológicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *