O Tempo Nas Cidades

nganmeans46447

O texto que segue é um esboço de uma velha ambição que jamais pude realizar (espero poder realizá-la ainda) que é oferecer um curso de pós-graduação sobre o tempo. O entrosamento entre técnica e História permite o entendimento do que se passou, do que se passa e eventualmente do vai se passar, quando as técnicas se tornam um conjunto unificado e único, movidas por um motor também único, o que permite uma visibilidade do futuro. A Geografia pretende utilizar como um de seus campos de trabalho ou como uma das geografias possíveis, aquela que se preocupa com a apreensão do contexto dos atuais e diferentes momentos, o que faz dela, de alguma maneira, a história de cotidianos sucessivos. Ainda que não seja filósofo, sou geógrafo, parto da idéia de que a Geografia é uma filosofia das técnicas, considerando a técnica como a possibilidade de realização da História, de mudança da História, de visibilidade dessas rupturas.

Toda essa trajetória me foi relatada por Helena, em meados de 2004, enquanto me mostrava fotos de família. Ela se tornou uma das maiores entusiastas de meu projeto, apresentando-me a novos informantes, e ela própria refletindo sobre as transformações do espaço da favela ao longo dos anos, reflexões essas que dividia sempre comigo. Helena demonstrava um enorme orgulho de suas realizações, de suas “lutas”. Ela falava que planejava, ainda, cobrir parcialmente a laje, para ter um espaço de lazer, onde poderia colocar a churrasqueira (que ficava na varanda) e, no verão, uma piscina de plástico para as crianças se divertirem. If you liked this article and you would such as to obtain even more details pertaining to previsão do tempo para previsãO do tempo kindly visit our web-site. As melhorias da casa encontravam-se amplamente documentadas, junto com imagens de aniversários, festas familiares e outras datas memoráveis. Dois dias depois, sacos de concreto apareceram na laje da casa de Pedro e Helena. Achei estranho, pois assim que eu havia começado o trabalho de campo, a irmã mais nova de Pedro estava concluindo a construção de sua casa, aproveitando a laje expandida da casa de Pedro e Helena como teto para o seu pequeno quarto-e-sala. Em fevereiro de 2005, uma pilha de tijolos apareceu no centro da vila. Helena nada me contou.

Em outras palavras, embora a mecânica quântica suscite o debate sobre causalidade, ela não a contradiz, e a relação de causa efeito é um conceito amplamente difundido em todas as teorias científicas e indissociável do conceito de tempo. Mesmo a relatividade, mouse click the up coming website que trouxe consigo a dependência explícita do tempo com o referencial e os debates quanto à possibilidade de viagem no tempo, preserva a causalidade: se em um referencial o evento 1 é causa do evento 2, precedendo-o no tempo, portanto, em qualquer outro referencial esta relação de causalidade será preservada, mesmo que a medida do intervalo de tempo entre os eventos possa ser expressa mediante valores bem diferente nos diferentes referenciais escolhidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos.

Na figura é possível observar o ganho no CCA para cada tempo de previsão, sendo que para as 36 h nas variáveis UVEL e VVEL em 250 hPa respectivamente, encontrou-se ganhos de 3,6% e na VTMP em 500 hPa foi superior a 3,5% de ganho nas previsões quando comparado com as previsões sem utilizar os dados de RO-GPS do MetOp-B. Com isso, de modo geral mostra-se que ao assimilar dados de refratividade do MetOp-B são impactados também indiretamente variáveis como UVEL e VVEL dadas as melhorias observadas. Para isso, foram realizados dois experimentos usando o sistema de assimilação G3DVar. In: ECMWF/GRAS-SAF Workshop on Applications of GPSRO Measurements, 16-18 June 2008.. Outra variável que reflete essa mesma influência é a VTMP, revelando uma intensificação das melhorias obtidas na TEMP. Resultado similar a esse foi encontrado em Rennie (2008)RENNIE, M.P. O presente artigo foi realizado com o propósito de avaliar o potencial do uso das observações de refratividade do MetOp-B no sistema de assimilação global do CPTEC/INPE e por meio dessa avaliação sugerir a inclusão dessa base de dados no Centro. A variável TEMP em 500 hPa, entretanto, apresentou 3,3% de ganho. The assimilation of GPS Radio Occultation measurements at the MetOffice.

↑ O termo “luz” refere-se em stricto sensu às ondas eletromagnéticas com frequências adequadas à sensibilização do olho humano. Ao contrário do astronauta em órbita, que geralmente fica mais jovem em relação ao gêmeo na terra, no caso dos relógios no solo, o mais alto “envelhece” em relação ao relógio mais baixo. Contudo, mesmo entre a comunidade científica, este termo é muitas vezes utilizado como sinônimo de onda eletromagnética, independente de sua frequência. ↑ Os efeitos de dilatação do tempo em virtude da gravidade e em virtude das velocidades nos movimentos circulares descritos pelos relógios em relação ao centro da terra são na situação concorrentes, o primeiro fazendo os relógios mais próximos ao solo se atrasarem, o segundo fazendo os relógios mais altos se atrasarem. Nesse caso, dada a pequena diferença de alturas, observa-se contudo que os efeitos de dilatação do tempo atrelados à gravidade superam os atrelados às diferentes velocidades em relação ao centro da terra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *