Terrestrial, Atmospheric And Oceanic Sciences, V

lorenzamallard

boy riding green BMX bikeAs medições de RO-GPS são minimamente afetadas por aerossóis, nuvens ou precipitação; são independentes da calibração de radiossondas e não se espera que tenham desvio nos instrumentos de medição nem viés nos seus resultados (Cucurull et al., 2007CUCURULL, L.; DERBER, J.C.; TREADON, R. For those who have any questions with regards to where by and also the best way to utilize click the up coming web page, you are able to e mail us from the internet site. ; PURSER, R.J. Assimilation of Global Positioning System Radio Occultation Observations into NCEP’s Global Data Assimilation System. 2014)SAPUCCI, L.F.; BASTARZ, C.F.; CERQUEIRA F.; AVANÇO, L.A.; HERDIES, D.L. No Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), a assimilação dos perfis de RO-GPS tem demonstrado um impacto positivo na qualidade das previsões. Impacto de perfis de rádio ocultação GNSS na qualidade das previsões de tempo do CPTEC/INPE. Isso é particularmente importante para a assimilação desses dados em uma região específica. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 29, n. 4, p. 551-567, 2014., nota-se um aumento da correlação das anomalias previstas com as anomalias das análises e um ganho na extensão das previsões válidas de 24 h. Nesse estudo foram realizados experimentos assimilando perfis atmosféricos de altura geopotencial e umidade, obtidos por meio dos perfis de refratividade utilizando dados da constelação COSMIC (acrônimo do inglês Constellation Observing System for Meteorology Ionosphere & Climate). De acordo com Sapucci et al. Observing earth’s atmosphere with radio occultation measurements using the Global Positioning System.

Neste contexto, em vista de sua definição, o tempo perde o status de grandeza absoluta e universal e passa a ser uma grandeza estritamente local, uma grandeza necessariamente atrelada à origem e aos eixos espaciais coordenados de um referencial em específico. Medir o tempo implica estabelecer um mecanismo físico que produza um dado evento que se repita de forma uniforme e simétrica, e nestes mecanismos repetições uniformes e regulares significam, em acordo com o teorema de Noether quando aplicado à definição de energia, uma energia muito bem definida para o mecanismo de referência. Incertezas na energia deste implicam incertezas na medida do tempo ao usar-se tal mecanismo – tal relógio – para mensurá-lo. A dependência do tempo com a energia decorre do processo usado para mensurá-lo. A relação entre energia e tempo é também evidente ao considerar-se a entropia, grandeza física definida no âmbito da termodinâmica quando se consideram os processos onde ocorrem trocas ou concernentes à distribuição de energia, a qual associa-se a capacidade de discernimento do que veio primeiro e do que veio posteriormente em tais sistemas físicos quando considerados de forma isolada.

Mas, ele é também o século que, sobretudo no seu último terço, deu extensão maior à categoria do presente: um presente massivo, invasor, onipresente, que não tem outro horizonte além dele mesmo, fabricando cotidianamente o passado e o futuro do qual ele tem necessidade. Um presente já passado antes de ter completamente chegado. Este mundo, o nosso, as gerações futuras, nós mesmos. Nós gostaríamos de preparar, a partir de hoje, o museu de amanhã e reunir os arquivos de hoje como se fosse já ontem, tomados que estamos entre a amnésia e a vontade de nada esquecer. Daí vem este olhar museológico lançado sobre o que nos cerca. À confiança no progresso se substituiu a preocupação de guardar e preservar: preservar o quê e quem? Mas, desde o fim dos anos 1960, este presente se descobriu inquieto, em busca de raízes, obcecado com a memória. Para quem? Para nós, já. A destruição do Muro de Berlim, seguida da sua museificação instantânea foi um bom exemplo, com a sua imediata mercantilização.

↑ O desvio para o vermelho ocorre não apenas em função da gravidade mas também em virtude do movimento relativo entre a fonte e o observador através de um fenômeno conhecido como Efeito Doppler, fenômeno este que possui sua versão clássica e sua versão relativística, destacando-se no último caso o efeito Doppler transversal, para o qual não há análogo clássico. ↑ O autor deve atentar para o fato de que muitas das ficções científicas do passado são hoje uma realidade científica. A exemplo, o termo bomba atômica foi cunhado por H. G. Wells quase um século antes desta tornar-se realidade, encontrando-se a definição da mesma segundo este autor de ficção científica inclusive citada no livro “The Making of Atomic Bomb”, um best seller de autoria de Richard Rhodes, que conta a saga não só deste invento mas de todo o desenvolvimento da física moderna associada ao século XX. A bomba atômica e a viagem à lua são exemplos.

O sistema de assimilação utilizado nesse estudo foi o Sistema de Análise Estatística em Espaço Físico (PSAS, acrônimo do inglês Physical-space Statistical Analysis System), operacional no centro até 2013. Em Sapucci et al. Visando incrementar o volume de dados a ser assimilados foi implementado no CPTEC/INPE o sistema G3DVar, entrando no ciclo de assimilação dados de perfis de refratividade dos satélites da constelação COSMIC, TerraSAR-X e MetOp-A. MetOp-B, substituiu o MetOp-A como o principal satélite meteorológico operacional em órbita polar da Europa. Os resultados encontrados nesse estudo indicam impactos significativamente positivos sobre a América do Sul, em todas as variáveis avaliadas e durante quase todo o tempo de integração do modelo. 2015), usando o sistema de assimilação LETKF (acrônimo do inglês Local Ensemble Transform Kalman Filter) acoplado ao Modelo de Circulação Geral Atmosférica (MCGA) do CPTEC/INPE, foram assimilados perfis de refratividade provenientes da constelação COSMIC. O último satélite do programa da Organização Europeia para Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSATEUMETSAT.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *